BLOG HEALTHY LIFE

Influência do açaí no desempenho esportivo

corredor-raio-x-422x360

Em um recente estudo de Carvalho (2015) foram avaliadas as influências do açaí sobre o desempenho. Neste estudo, 14 atletas profissionais realizaram um teste máximo a 90% do VO2máx tomando um suco natural de pêssego ou uma bebida feita a base de açaí. O estudo buscou verificar não apenas a performance dos atletas que ingeriram tais bebidas, mas também coletaram sangue para análises clínicas mais detalhadas.

Ao final do estudo, foi possível verificar que a bebida feita a base de açaí aumentou o tempo que eles levavam para chegar ao estado de exaustão, além de ter diminuído o estresse oxidativo e aumentado a proteção contra os danos musculares causados pelo exercício.

Neste ponto, entra a pergunta que não quer calar. Aquele alimento a base de açaí, mas repleto de outras coisas como  açúcar e leite condensado , teria o mesmo efeito? Provavelmente não. O estudo se realizou buscando um alto nível de pureza da fruta. Misturas podem comprometer a qualidade do que você está ingerindo e consequentemente, seus efeitos!

Além disso, este estudo mostra benefícios do açaí, mas desde que ele esteja inserido em um contexto nutricional adequado. Sem isso, ele dificilmente trará algum efeito relevante a sua prática esportiva de fato!